terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O tal do mais do mesmo.

Não, eu não deveria reclamar. Afinal, eu entendo a engrenagem das coisas e sei que é assim mesmo que elas funcionam. Não, o público não está preparado para grandes rupturas e a publicidade não é lugar para agir por impulso artístico.

Mas acontece que eu canso rápido das coisas repetitivas. Uma coisa é rotina. A rotina é um lance legal, ajuda você a se situar. Outra coisa é reinventar a roda. Por que repetir o que já foi feito? Por que não dar espaço a uma criação mais ousada e divertida, talvez lúdica? A resposta fácil é: porque o público não vai entender.

Não sei se concordo com isso. Todas as embalagens de produto com óleo de argan precisam repetir o turquesa+laranja? Todos os anúncios de absorvente precisam de mulheres com roupas claras?

Essa imposição de seguir o padrão às vezes já vem no briefing e é frustrante. Será que não existem caminhos criativos eficientes fugindo das fórmulas consagradas? Na última semana conheci um novo Fast Food, que se diz não tão fast assim. O h3, hamburgology, é uma rede portuguesa que serve hambúrguer no prato, com um preço bem justo e sabor. Não tem vermelho e amarelo na sua fachada. Ela se destaca por ser bem azul. Chama atenção na praça de alimentação. Mas sugerir azul claro para a comunicação de uma hamburgueria pode parecer até herege.  Então escolhi essa rede pra ser o meu teste particular de fugir da regra e ver se o público entende.

Um comentário:

Émie disse...

Ai, flor... Projetos profissionais que se tornam quase filhos de tão pessoalmente desafiadores que são é a melhor coisa do universo! E quando dão certo a gente se acha MUITO FODA! Parabéns, tô torcendo! Subverta!