quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Curso de roteiro

Eu estava sentindo falta de estudar alguma coisa.
Aí eu tive que fazer um roteiro pra um vídeo institucional.
Aí eu não sabia bem o que fazer.
Aí eu resolvi estudar roteiro.

Pesquisei e o que tinha mais benefícios foi o escolhido. Por mais benefícios entenda, data de início das aulas, duração, localização e preço. Confesso que não soube escolher o curso pelo nome, porque vamos falar a verdade, não conheço nada do mundo do cinema no Brasil. A intenção era aprender o mínimo pra não fazer feio junto à produtora do vídeo que eu ia escrever. Depois descobri que o curso escolhido é muito prestigiado. Pronto, perfeito.

Semana passada entreguei meu primeiro roteiro. Cheio de limitações: 1 minuto sem diálogos, um único cenário, sem violência, armas, animais ou sexo. Sem efeitos especiais. O que dá pra fazer com isso? Foram quase 30 roteiros na minha turma, que não é a primeira da escola, então vamos lá, sempre dá pra inventar alguma coisa. Tá com paciência? Então lá vai o roteirinho:


INT.QUARTO DAS MENINAS.DIA

MARI(25) entra, caminha até a cama e olha para a caixa. Abre a caixa.

INSERT: sapatos na caixa.

Mari levanta, anda até o guarda roupa e abre a porta. Mari anda até o som e aumenta o volume.

INT.QUARTO DAS MENINAS.DIA

JU(20)abre a porta do quarto e olha para Mari. Ju entra, anda até a cama e senta. Mari dança na frente do espelho e mexe no cabelo. Mari mostra o sapato para Ju. Mari começa a pular, tropeça e cai. Ela não consegue se levantar sozinha e chora. Ju anda até Mari, ajuda ela se levantar e a carrega até a cama.

INT.QUARTO DAS MENINAS.DIA
Mari entra no quarto mancando e deita na cama.

INSERT:pé engessado.

Mari dorme.

INT.QUARTO DAS MENINAS.DIA

Mari se olha no espelho da penteadeira, coloca os brincos e passa perfume. Ju observa Mari. Mari arruma o cabelo, passa blush e sorri para o espelho.

PAUSA

Mari levanta e anda mancando até a cama. Pega o sapato em cima da cama e calça no pé direito. Pega o par do sapato e olha para o pé engessado. Mari chora. Ju anda até Mari e enxuga suas lágrimas. Ju sai do quarto.

INT.QUARTO DAS MENINAS.DIA

Ju entra no quarto com uma caixinha, pega o banco da penteadeira e coloca na frente da cama. Ju ajuda Mari a colocar a perna quebrada em cima do banco. Ju abre a caixinha e pega uma caneta na cor do sapato. Ju desenha um sapato igual ao de Mari no gesso. Mari ri e abraça Ju. Som de BUZINA. Ju ajuda Mari a levantar, arruma sua roupa e os últimos detalhes. Ju e Mari saem pela porta.

Fim.

Um comentário:

Liv Soban disse...

Fofucho! Muito bonitinho! Mas dá para ver a evolução do segundo pro primeiro. Quero o terceiro agora! Uhuuuuuu