quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fast mais Fashion?

Toda esta coisa de coleções de marcas fashion nas redes de moda pra consumo imediato ainda não me fez sair enlouquecida às 4h da manhã pra entrar na fila à espera de uma roupa que vá mudar minha vida. Porque não vai.

Tentei me manter imparcial e tal, mas vamos em busca da sinceridade, as peças que saem nestas coleções entrariam no portfólio das redes de fast fashion de qualquer forma, porque fazem parte do desejo dos consumidores e nenhuma loja perderia a chance de vendê-las. Com ou sem a etiqueta do estilista que dê aquele star-up bonito pro shape. 

Acho que é mais honesto com os estilistas colocar o nome deles na coleção, assim eles ganham algumas coisa com a massificação das formas que eles pesquisaram e trabalharam, talvez exaustivamente. Mas e pro consumidor?

Pro consumidor fica a aura de roupa grifada por uma pechincha. Mas aqui rola uma ilusão gigantesca, porque tecidos, acabamentos e aviamentos não seguem o padrão das grifes. Da modelagem acho suspeito falar, porque sem ajustes nenhuma modelagem serve bem em todo mundo, mesmo que seja todo mundo de um mesmo manequim. Então acho que não cabe entrar num debate sobre qualidade da modelagem.

A fórmula deve vender bem, todas as grandes redes estão investindo nelas. Lá fora a bola da vez é a linha Lanvin para H&M. Aí quAlber Elbaz vai fazer um desfile da coleção - customizando todas as peças. Ou seja, as peças do desfile serão Lanvin, as outras são apenas H&M com um selinho.

No Brasil a C&A tá investindo na fórmula e vou falar que pelas fotos as roupas Maria Bonita Extra parecem muito usáveis e bonitinhas. Mas já li reclamação quanto a qualidade do forro, do tecido, da costura, da modelagem...


A Riachuelo lançou a linha Rio de Janeiro por Oskar Metsavaht, e o maior comentário por enquanto é sobre a dificuldade de encontrar esta coleção em todas as lojas. Pelas fotos, que são lindas, a coleção parece bem usável e fácil de vender.



Vontade de comprar bate. Mas decepção também rola às vezes. Ou seja, divirta-se e só compre se gostar e for usar mesmo, como deve ser sempre.



Um comentário:

Émie disse...

Eu vi a Rio de Janeiro. É linda mesmo. Mas o que eu quero de verdade são as mochilas. Pode?