segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O mundo muda quando você muda

Esqueça as campanhas educativas, não vou falar de ser uma pessoa melhor e ter atitudes altruistas. Meu mundo é pequeno e meu assunto trata das pequenas coisas da vida, dessas que recheam revistas femininas e crônicas de jornal. Banalidades.
Acontece que há alguns meses resolvi fazer dieta a sério. Fui na endocrinologista, fiz exames, ela passou mil instruções e um cardápio que eu achava que não ia conseguir seguir. Mas consegui. E já emagreci um bocado.


Pode parecer que a história é rasa se você ler só até aqui, porque afinal as revistas de dieta e ginástica, além de todos os sites relacionados a estes assuntos, trazem este tipo de depoimento todos os meses.
O que aconteceu comigo, o que ainda está acontecendo, é o padrão. Sigo a dieta, emagreço, as roupas ficam largas, a calça jeans entra, este tipo de coisa. O que eu não esperava é o que acontece com as pessoas à minha volta.
Tem quem apoie, quem se inspire e quem resolva boicotar. Para o boicote eu já estava meio que preparada, porque afinal as pessoas não vão parar de viver porque você está de dieta, então eu encarava o aumento da oferta de bolos, tortas, sorvetes e chocolates como uma coisa normal. Mas haja força de vontade.
Também tive que aprender a lidar com as críticas. Porque se alguém me criticava por precisar emagrecer, também teve quem criticasse eu estar fazendo dieta, e muitas vezes foi a mesma pessoa.
Acho que ao ver o outro mudando a gente seja obrigado a encarar a vontade e o medo de viver uma mudança.
As palavras muitas vezes são cruéis, podem fazer você desistir no meio do caminho, e aí, a decepção vem forte.
Mas vamos lá, nada de se isolar do mundo. Mesmo quem magoa pode não ter a intenção. No meu caso, eu tento ter paciência e seguir o plano original. Fácil nunca é, mas ninguém nunca disse que realmente seria.

Um comentário:

Virginia Alves disse...

Muito bom o texto e a escritora,todo sucesso do mundo!