quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Onde estão os redatores?

Nos últimos meses tenho notado que um assunto sempre vem à tona: a dificuldade de se encontrar bons redatores publicitários. Sempre tem uma vaga pipocando na rede e eu achei que teria muita gente pra preencher as vagas, mas parece que redator é um tipo escasso no mercado.


São vários os problemas e eles vêm de todos os lados. Na faculdade não ensinam ninguém a escrever direito. As pessoas ainda saem da faculdade confundindo "mas" com "mais". Sim, esse tipo de problema. Além disso, os estudantes de publicidade são educados a fazer títulos e trocadilhos. Um lance genial. Mas no final das contas um redator tem que saber criar um conceito, uma linha de desenvolvimento e transformar isso em campanhas e textos às vezes longos. Nem sempre a história tá toda numa chamada que só você acha fantástica.

Por outro lado, as agências querem que o criativo seja também revisor. Eu concordo que saber as regras da Língua Portuguesa é fundamental, mas revisar o próprio texto não é lá muito produtivo. Para revisões eu acho que os profissionais de letras são muito mais indicados. Mas o problema forte no mercado é o salário. Porque assim, tem muito lugar que considera o redator um profissional menor da criação. Tem muito lugar que acha que pra escrever qualquer pessoa serve e, dessa forma, qualquer salário é mais que suficiente. E aí acaba contratando só recém-formado. E a qualidade dos textos não evoluiu...e por aí vai.

Tem toda uma crise de compromisso na relação entre agências e profissionais, e nem é só com os da redação. Eu não acho que as leis trabalhistas brasileiras sejam as melhores, longe disso. Mas do jeito que a coisa é feita na maioria das agências vira terra de ninguém. Não há compromisso. Há uma relação mercantil que se quebra pelo profissional quando uma agência oferece um salário (um pouco) melhor ou se a agência considerar que o profissional é dispensável por uma variação momentânea no volume de trabalho.

Ninguém está certo, ninguém está errado e o povo da publicidade continua a ser o grande consumidor de Rivotril no mundo.

Mas aí que venho escutando que o mercado está com carência de redatores e nem fazem questão de falar de bons redatores. Vem cá. Quem tá sem emprego não tem dinheiro pra fazer cursos e quem está trabalhando não tem tempo. Simples assim.

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