segunda-feira, 11 de junho de 2012

SPFW VERÃO 2013 - DIA 1

Agora que começamos a curtir o frio e a colocar aquele monte de casaco pra arejar, logo após ter mandado os edredons pra lavanderia, justo agora começa a edição de verão da semana de moda mais profissional e comentada do país. Nas últimas edições me recusei a dar palpite, por vários motivos que não vamos comentar agora. Mas depois de ir pra Paris, depois do Pinterest, depois de pedir demissão, vamos ver o que a moda nacional tá mostrando de interessante pra mim.

No primeiro dia temos clássicos da moda nacional.

ANIMALE

Marca que conheci por uma vitrine no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro. Com Rosie Huntington como atração principal. A modelo é linda e tal, mas precisa mesmo dela pra representar a marca? Tenho minhas dúvidas quanto a esse tipo de ação de divulgação, mas vamos lá ao que interessa. O tema foi África, a modelagem bem limpa. Os clichês, suavizados. Os tons terrosos estão presentes, mas as estampas animais foram diluídas e Yves Saint Laurent, poupado. Não amei, mas vejo coisas interessantes, que podem ser usadas de outras formas.


Quer uma visão mais profissional? Confira o Chic.

ALEXANDRE HERCHCOVITCH


Um dos poucos autênticos, traz inspiração em Boy George. Isso significa anos 80. Mas não exatamente aqueles anos 80 que a gente viu há 5 anos, a história aqui é outra. Dizer que é uma roupa que eu goste, é um pouco forte. Mas admiro a originalidade. Quadriculados e xadrezes em uma coisa meio pop, meio táxi, formas e volumes diferentes, num masculino/feminino. Inspirações boas pra gente fazer combinações de vida real. A beleza me lembras Luma e Ísis nos bons tempos.




Outra opinião? Blog Moda do Estadão.


TUFI DUEK


A coleção começa luminosa, com branquinhos e amarelinhos. Calças curtas bonitas, próximas ao corpo, mas não coladas. Umas transparências e sobreposições estranhas, e uma blusa que se repetiu em várias cores e parece não favorecer ninguém. Só eu que achei meio perdido? No final, uns modelos em preto e coral bonitos.




FH


Quantas cores fazem uma estampa? Não vamos nem tentar responder. O verão começa supercolorido para Fause Haten. Listas e estampas com ar de anos 70. Mais pro final, roupas mais finas, vestidos lindos.








Mais tarde, TRITON. 


Pronto, vamos atualizar. O desfile da Triton mostrou peças bem moderninhas, dizem que inspiradas na juventude japonesa. Mistura interessante de tons, mas uma modelagem que eu particularmente ainda não digeri.




Fotos:Chic.com.br

Um comentário:

Émie disse...

Vamos lá.... O primeiro dia é tudo o que eu consegui pegar até agora. Minhas considerações (você vai ver quase a mesma coisa no blog):
ANIMALE:
Adorei os sapatos! Aqueles scarpins com coisas nos tornozelos.
Adorei a única saia lápis do desfile (mas eu amo saias-lápis até da C&A).
A trilha foi muito boa!
A tal da pegada esportiva com aquelas bermudas ciclistas debaixo dos tecidos esvoaçantes não me agradou NADA.

HERCHCOVITCH:
Muito conceitual!
Muito largo! Modelagem ampla é bondade...
Muito caricato!
Me mate, mas amei a chemise pink.
Também senti a tal da pegada esportiva nele.

TUFI DUEK:
Cenografia linda (apesar das modelos deverem ter odiado!) e trilha perfeita acompanhando a evolução dos looks levinhos até a pegada um pouco mais rocker.
Sapatos lindos.
A tal da pegada esportiva um pouco mais sutil aparecendo em forma de amarrações e zíperes e contrastando com a fluidez dos tecidos.

FAUSE HATEN:
Meu preferido!
Paula Lima e o piano deram o tom dramático do desfile acentuado pelo primeiro look bem fluorescente e adornado pelo superlativo dos colares e dos brilhos.
Muita feminilidade nos justos e curtos. Nada de vulgar, contrariando a onda Suellen, e reforçando o poder da mulher que se veste BEM.
Muita fluidez em longos perfeitos, com fendas bem colocadas, discretas e um ar meio deusa, meio musa, meio ninfa.
Aplicações em transparência para dar o ar da delicadeza.
Finalizando o desfile com muito poder em pretos, longos, bordados e rendas.

TRITON:
Amei os sapatinhos abotinados (apesar de ter plena consciência de que eles não são para minhas pernocas grossas).
Amei as plastic bags metalizadas.
As texturas acetinadas nas poucas peças lisas ficaram lindas em contraste com as estampas feitas de fotografias de kraftwork.
Pegada japonesa bem colocada sem ser étnico.
Obis marcando as cinturas lindamente.
Cores fortes bem colocadas, evitando o cansaço visual.