sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fim de um ensaio.

Hoje eu li que Saramago morreu. Eu não diria que ele morreu, porque para mim alguns escritores são eternos. Uma pessoa que com um livro mudou a minha forma de ver o mundo, e parece ter mudado a visão de mundo de tanta gente, não morre nunca. Mesmo que ele não produza mais, não dialogue, não ganhe outros prêmios que não sejam póstumos. O que ele escreveu ainda vai afetar milhares de pessoas.
Sua literatura é difícil? Sim, às vezes é difícil acompanhar o ritmo. No começo de Ensaio sobre a cegueira eu tive que me esforçar para seguir a linha de raciocínio, mas compensa.  Depois tive vontade de ler a obra toda, o que só não fiz ainda por falta de verba e de boas bibliotecas públicas. Se você ainda não leu nada dele, está perdendo tempo.

Nenhum comentário: