domingo, 27 de junho de 2010

Tirando a bagunça do fundo do armário

Toda vez que eu preciso colocar a cabeça pra pensar e a vida de volta pros trilhos acabo arrumando o armário. Porque no movimento de separar, limpar, dobrar, jogar fora o que não presta, acabo fazendo o mesmo com atitudes e pensamentos velhos. Do mesmo modo que algumas roupas não servem mais, outras não combinam mais comigo e tem aquelas que só ocupam espaço desde sempre, os pensamentos e atitudes tomam o mesmo espaço na minha cabeça. Alguns pensamentos já estão datados, outros só ocupam um espaço que poderia estar sendo usado para coisas mais construtivas e tem aquelas atitudes que nunca favorecem, mas continuam ali.


Então chega um dia em que não aguento olhar mais pra toda aquela a bagunça, jogo tudo no chão e começo a organizar peça por peça. A gente acaba re-encontrando peças que julgávamos perdidas, vendo novas formas de usar o que já temos e nos livramos do que não vai trazer mais nenhum benefício. Às vezes precisamos de uma grande reorganização por ano e em outras, precisamos de grandes reorganizações todos os meses. Elas dão trabalho, mas também poupam muito trabalho. Sejamos práticos, com tudo organizado achamos o que é preciso muito mais fácil. No guarda-roupa e na cabeça.

Obs: É claro que não conseguimos nos desfazer sempre de tudo o que não vai ser usado. Sempre fica aquela blusa de mais de 10 anos que guardamos porque talvez um dia ainda vá ser usada, como aqueles pensamentos que deveríamos descartar, mas não conseguimos. Mas cabe lembrar que não existe máquina perfeita, que sempre resta um residual pra ser retomado na próxima arrumação, então se não foi agora, pode ser de uma próxima vez, não se cobre por isso.

Nenhum comentário: