sexta-feira, 26 de março de 2010

Aos poucos.

O caos ainda impera por aqui, mas a gente precisa se encontrar no meio de tantas dúvidas e alternativas. Por onde começar? Eu tenho vontade de fazer um caminho meio que inverso, de fora pra dentro, mudando o que aparento para que isso force uma mudança interna. Tipo vestir um personagem. Usar mais saia, mais maquiagem e pentear os cabelos com mais cuidado para me forçar a me comportar como uma lady. A partir daí comer menos e controlar melhor o linguajar. Será que funciona? Tenho medo de me tornar uma caricatura, um ser extra-terrestre, um surto esquizofrênico. Mas será que isso não ajudaria a me encontrar, a encontrar um estilo próprio?
Esta coisa do estilo próprio é bem complexa. Porque quando a gente acha que encontrou o próprio estilo às vezes percebe que encontrou apenas a revista preferida na banca mais próxima. Eu gosto? Fica bem pra mim? É adequado para meu trabalho? Me define enquanto pessoa? Exageros a parte, encontrar um estilo próprio é um trabalho constante e incessante, porque estilo é uma coisa mutável, flexível e adaptável. Todos mudamos o tempo todo, é até natural que o estilo também mude. Isso sem contar as coisas que são impostas pela vida, a necessidade de usar galochas no verão paulista ou de se render às rasteirinhas no Rio de Janeiro. Ou a exclusão de saias do guarda roupas de meninas que trabalham com construção civil e a imposição de terninhos e roupas mais sociais para as advogadas. Todo mundo tem que se adaptar e marcar um re-encontro com o próprio estilo quando uma situação destas surge na vida.
Confesso que alterno (poucos) dias super inspirados que tenho orgulho do que vejo no espelho com dias de cansaço e preguiça, que só não boicotam o filtro solar no rosto. Períodos de cuidados intensivos nos cabelos com fases de faixas ou elásticos.
Agora? Nem é preciso pensar muito. Estou em transição. Pensando de onde vim e para onde vou. O que vou querer vestir daqui pra frente? Não sei. Mas já começo a imaginar o corpo sobre o qual eu vou querer trabalhar meu próximo estilo. E esta vai ser minha primeira mudança.

Um comentário:

Émie disse...

Super apoio a iniciativa de mudanças! Eu tbm estou num periodo de auto-conhecimento e reclusão. Vamos ver que espécie de borboleta vai sair deste meu casulo. Beijo...